terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Uma visao mais ampla do Japao...apos...

...Após 6 meses na Europa.

Pois é, Fiquei muito tempo sem postar...
Pois estava muito ocupada trabalhando e arrumando as coisas p/ a minha viagem a Europa.
Minha despedida na Matsui K.K foi super bacana. Afinal, passei 1 ano e 7 meses trabalhando na mesma companhia em diversos cargos. Me lembro da minha primeira semana lá ...
Trabalhei 2 dias em 2 lugares diferentes e no terceiro dia, me colocaram para aprender um serviço que seria o meu '' dever '' durante 4 meses. Trabalhei montando peças pra Toyota,
Um serviço de '' peão '' que me exigia agilidade física e psicologica . Era um serviço que ninguem queria fazer '' Olha barbara, ja passaram muitas pessoas por aqui e ninguém ficou. ''
Lembro que depois de ouvir aquela frase o meu foco era: '' Ah é? EU VOU FICAR ! ''

Mas, passamos os 4 meses, meu chefe me disse que eu iria fazer pré-inspeção de qualidade
na Mitsubishi Fuso. Fiquei entusiasmada pois as pessoas que faziam inspeção de qualidade
eram respeitadas na empresa e tinha lá suas mordomias. Não foi nada fácil, tinha perdido as contas de quantas vezes tomei broncas e ouvi coisas terriveis dos '' superiores '' .
A Fuso era uma linha de produção da qual todos morriam de medo. Não conseguiam passar 1 mês se quer..sem mandar algum set com defeito pra Tokai Rika ( A empresa que comprava os produtos da Matsui ) Após um certo tempo de trabalho, conseguimos ficar meses mantendo a qualidade padrão. Logo, virei '' Kensa '' e substitui o cargo da mulher que trabalhava depois de mim. Eu já não era mais pré-inspestora. Tomei toda a responsabilidade da qualidade e a liberdade pra decidir de que forma o produto viria, a posição e a velocidade. Ganhei o respeito de alguns chefes e odio de alguns trabalhadores. Eu trabalhava 10 horas por dia na Fuso...
Quando, Do nada...A crise economica explode e afeta o setor financeiro Japonês.
Eu era terceirizada assim como a maioria dos estrangeiros no Japão. E aguentei calada, as '' ameaças '' e os '' avisos '' que os Japoneses davam. Era quase o Nascimento gritando: '' Pede pra sair, Pede pra Sair ! '' . Eu sabia que não iriam me mandar embora, mas...me revoltei de certa forma. Eu não tinha a visão de empresa, tinha a visão de amiga. Houve uma enquete, com a seguinte pergunta: Você prefere cortes na empresa ou que reduzam as horas de trabalho?
Respondi: Que reduzam as horas, mesmo sabendo que isso afetaria o meu bolso. Enfim, eles demitiram umas 30 pessoas no mês seguinte.

Fiquei e fui fazer inspeção de qualidade na Daihatsu, Pois ...Não havia tantos pedidos na Fuso.
Foram 5 meses de sucesso e qualidade. De vez em quando, voltava pra FUSO como espiã do chefe do meu setor. E quando eu voltava ele queria saber o que poderia fazer para melhorar a qualidade pois a produção e qualidade eram caóticas. Eu tinha uma boa reputação, mas o clima era de '' crise '' '' pessoas preocupadas '' e eu não consigo conviver com isso. Eu queria mais era viver outras experiências, já conhecia tudo aquilo e não queria mais!


Foi então que decidi fazer minhas malas rumo a Europa.
Cheguei faz pouco tempo dessa aventura que envolveu , Brighton, Londres e Paris.
Vou contar muitas aventuras por lá aqui no Daijobis porque ampliei a visão que tenho do Japão e agora posso fazer mais comparações. Feliz 2010 galera!

Muito tempo sem postar, mas estou de volta...ou melhor, estamos de volta!
Vou pedir pra Mi contar sobre o Brasil agora.

Até Logo!!! ;)

Um comentário:

patyvalentine disse...

quero mais !!
quero maisssssssssssss!!! conta mais bah!!!